Dicas e Notícias

Todo mundo focado no wii para treinar o equilíbrio! 👴🏼👌🏼👵🏼Realidade virtual na terceira idade é ótima opção para treino de dupla-tarefas! Exige concentração ao mesmo tempo demanda uma atividade motora! 
#3idfisioterapia #idosoativo #gerontologia #fisioterapianaterceiraidade #suaidadenãotelimita
Ler mais...

		
Ler mais...
A dica dessa semana vai para um aplicativo de celular muito útil!! É um aplicativo de memórias!
Olha como funciona...

Aplicativo com memórias para ajudar pessoas com demência e seus familiares:

GreyMatters é um aplicativo para iOs (compatível com iPad) que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e de seus cuidadores. Sua criação deve-se a vivência pessoal do desenvolvedor que conviveu com a avó que sofria de demência vascular avançada. (Incrível como nossas histórias podem influenciar nosso trabalho e nos levar a ajudar outras pessoas que vivem situação semelhante, não é?) Pois bem, a proposta do GreyMatters é, através de um livro interativo das histórias de vida do cliente com música e jogos, ajudar os pacientes e as famílias a preservarem memórias e a registrarem e compartilharem os momentos alegres do presente. 

O GreyMatters tem uma série de atividades pensadas para explorar da melhor forma a memória de longo prazo da pessoa com demência. Essas atividades incluem: ver e ouvir histórias de vida olhando através de fotos antigas da família e ouvir músicas que o paciente reconheça. O aplicativo ajuda a resgatar a história da vida (baseado nos princípios da terapia de reminiscência) que é uma ferramenta poderosa utilizada para melhorar a qualidade de vida tanto para os indivíduos com déficit de memória e como para seus cuidadores.

O aplicativo permite:

• Criar um livro personalizado da história de vida do cliente:
Em  “Minha vida” você personaliza páginas da história do cliente adicionando momentos que fazem parte da memórias de longo prazo do usuário. Você armazena as fotos antigas e significativas da família podendo personalizar o texto e até fazer uma gravação simples de voz para evocar memórias dos anos mais jovens e promover a comunicação com o paciente com demência.

• Gravar e compartilhar momentos atuais:
Você pode capturar momentos especiais que ocorrem durante o uso do aplicativo, assim você terá o registro do comportamento provocado pela memória, um sorriso, uma palavra, um comentário do paciente. Depois de registrar você pode compartilhar esse vídeo com os membros da família.

• Relembrar fatos históricos:
Usando o “My World” você tem acesso a páginas com conteúdos históricos e de interesse do paciente,  tais como artistas, filmes e cultura pop da década de 1930, 40 e 50. O app possui 6 pacotes de conteúdo livre e mais conteúdo está disponível para compra dentro do aplicativo.

• Criar um lembrete:
Um lembrete audiovisual contendo fotos, textos e narração de voz pode tranquilizar o paciente. O lembrete pode ser adaptado às perguntas mais frequentemente feitas pelo paciente, ajudando a evitar embaraços e conter a ansiedade.

• Ouvir músicas:
Criar listas de reprodução personalizadas da biblioteca do iTunes para desfrutar durante a visualização das páginas da história do paciente. A música pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa na elaboração de memórias de longo prazo. Além disso, existe um jogo de cartões de memória feito com conteúdo conhecido da vida do paciente.

• Criar vários perfis:
GreyMatters funciona muito bem tanto em um ambiente doméstico privado como em um ambiente institucional ou de clínica porque você pode fazer upload de perfis individuais para cada pessoa no seu atendimento. Páginas personalizadas de cada usuário com sua história, lista de reprodução, perfil e “Meu conteúdo mundial” podem ser guardados para uso posterior.

O aplicativo também possui acesso à Associação de Alzheimer na seção “Ajuda”. Nele, você pode encontrar dicas úteis para fazer atividades com um ente querido com demência, bem como outros recursos importantes para o apoio ao cuidador.

Adorei esse aplicativo! Testem e depois nos contem se deu certo!
Ler mais...
Musculação com oxigênio?! Sim!! Manter o paciente ativo, com saturação de O2 adequada e monitorizada é uma das nossas premissas! Aqui o cuidado é constante e o objetivo é a saúde do idoso!
👵🏼💪🏻👴🏼
#3idfisioterapia #gerontologia #idosoativo #suaidadenãotelimita #fisioterapiageriátrica
Ler mais...
Final de semana passou e segunda-feira é dia de prevenir/reabilitar! 👍🏾💪🏽👊🏽👵🏻👴🏻
Estamos disponibilizando dicas bem simples de como evitar as quedas na terceira idade! 😍👏🏽👏🏽👏🏽😍
Por meio de exercícios bem fáceis de fazer e de escolhas adequadas de sapatos/roupas, é possível prevenir as quedas e evitar problemas decorrente delas! 👇🏾👇🏾👇🏾 
Façam uma visita na #3idfisioterapia ! A gente toma um cafezinho juntos e avaliamos sua condição física! 😊👌🏻
📞(61)33497250
💻www.3id.com.br
🏢ed. Dr. Crispim (atrás do Hran) salas 1405/1406/1413/1414
Ler mais...
Procurando motivação para começar a semana se exercitando nesse friozinho?! 
👴🏼💪🏻👵🏼
Ler mais...
Supere o medo! Enfrente os desafios! Sua idade não te limita! 👵🏼💪🏻👴🏼 #fisioterapiageriátrica #gerontologia #idosoativo #3idfisioterapia #vencendooparkinson
Ler mais...
👉🏽 Você sabia que dia 24 de junho é o dia mundial da PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS?? 👏🏽👏🏽👏🏽❤️👵🏻👴🏿❤️
Nós da 3 ID FISIOTERAPIA não só apoiamos essa idéia, a gente respira isso! 👌🏻👊🏽😍
Prevenir quedas é qualidade de vida, gente! Vamos agendar uma avaliação???👇🏼
💻 www.3id.com.br
📱 (61) 974009200
📞 (61) 33497250
🏢 Ed. Dr. Crispim (atrás do HRAN) salas 1405/1406/1413/1414
#3idfisioterapia #24dejunhodiamundialdaprevençãodequedas #prevençãodequedas #gerontologia #fisioterapianaterceiraidade #fisioterapiacomamor @ 3ID Fisioterapia Geriátrica
Ler mais...
Treino de equilíbrio com obstáculos? Aqui tem! 
👵🏼💪🏻👴🏼
Aumentar altura do passo, melhorar o apoio unipodalico, ajustar dinâmica da marcha e adquirir equilíbrio postural, são nossos objetivos com esse treino.
#gerontologia #idosoativo #fisioterapiageriátrica #3idfisioterapia
Ler mais...
Dia de gravação na 3iD!! 
Tão gostoso falar do que a gente mais ama, né?!
Papo de Velho vem aí!! 🎬👴🏼👵🏼
Ler mais...
Controle motor: ok✔️
Sistema visual: ok✔️
Sistema vestibular: ok✔️
Equilíbrio: ok✔️
...
Estilo de vida: invejável! 👌🏼😍

Feliz Dia de Santo Antônio!! ♥️
Ler mais...
Andar de bicicleta é uma ótima maneira de manter a saúde em dia.
 Esse é um exercício que une a prevenção de doenças ao alívio do estresse, já que evita o trânsito diário das grandes cidades.

A pedalada diária pode gerar benefícios em longo prazo, principalmente na mobilidade que a bicicleta exige. 

Os riscos de doenças cardiovasculares e de aumento das taxas de gordura corporal diminuem.

Para o idoso, a força que o exercício aeróbico exige do idoso é importante para seu condicionamento. 

Nessa fase da vida, existe um pico da perda progressiva de massa muscular, o que resulta à redução de força do idoso.

A pedalada também melhora a condição cardiovascular, diminui a fadiga e libera na corrente sanguínea endorfina. Isso traz ao idoso uma sensação de bem-estar, combatendo a depressão e melhorando a qualidade de vida.

 Tudo isso ainda retarda o envelhecimento e faz o indivíduo se sentir até 20 anos mais jovem!!
 👵🏼🚴🏻👴🏼#3idfisioterapia #idosoativo #fisioterapianaterceiraidade #gerontologia
Ler mais...
Manter a independência é algo que prestamos muito dentro da reabilitação. Muitas vezes, uma adaptação é primordial para qualidade de vida do paciente!
Ler mais...
Dúvida do dia! 
A fisioterapia colabora no tratamento da doença de Alzheimer? 
Sim! O paciente apresenta, além do sintomas cognitivos, alterações motoras, como lentificação, dificuldade nos movimentos, entre outros, onde a fisioterapia geriátrica traz grande resultados para melhora da qualidade de vida do paciente. Além disso, as atividades são de tarefa dupla, onde a concentração para realizar duas atividades ao mesmo tempo, deve ser maior, melhorando a destreza dos movimentos.
Ler mais...
Fisioterapia e Alzheimer, uma ligação única! 👴🏼❣️👵🏼
Ler mais...