Dicas e Notícias

Idosos muito frágeis podem realizar treino de equilíbrio?
Devem! 
A evolução da estabilidade corporal é progressiva, dependendo de cada perfil do paciente. 
Durante o treino é importante respeitarmos as limitações e ao mesmo tempo retomar a confiança (perder medo de cair) além de ganhar o controle do equilíbrio motor. 
O treino de prevenção de quedas começa sempre com exercícios em superfície estável, reduzindo a base, aumentando tempo de apoio unipodal, e com colocação de obstáculos, evoluindo para superfícies instáveis e dupla tarefa.
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Colesterol alto?? Atividade física é o melhor remédio!! 👵🏼👌🏼👴🏼
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Nosso lindo canal PAPO DE VELHO esta de volta!!!!! 

Divulguem e compartilhem! Prevenir quedas é a melhor forma de evitar acidentes na terceira idade!!

https://www.youtube.com/watch?v=KJS6WiEfXnM
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As quedas ocorrem devido várias causas, mas muitas situações poderiam ser evitadas se medidas preventivas fossem adotadas, como a manutenção da atividade física, maior informação sobre os fatores de risco e modificações no ambiente das pessoas idosas em risco. Outros fatores associados são: medicamentos, visão deficiente, doenças e pouco equilíbrio.
Por conta disso, é importante investir no treino de propriocepção. Nunca ouviu falar? Esse termo nada mais é do a capacidade de reconhecer a localização do corpo no espaço. Também conhecido como cinestesia, essa percepção é fundamental para que os indivíduos se orientem e identifiquem a força exercida pelos músculos, articulações e tendões. Isso só é possível por conta dos sensores neurais e o sistema nervoso, os quais recebem informações e mandam uma resposta imediatamente.
O equilíbrio é fundamental para realizar tarefas simples do dia a dia. É bem comum acharmos que nosso equilíbrio e consciência corporal são impecáveis, mas é só tentar ficar em pé em uma superfície instável ou em um pé só para ver que a coisa não é bem assim.
Dessa forma, o treinamento de força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade são essenciais para suprir a perda natural de massa muscular, força muscular e equilíbrio que acontece com o passar dos anos.
É de grande importância que estejam presentes nos programas exercícios que envolvam mudança de direção, exercícios específicos de equilíbrio,  flexibilidade (principalmente quadril e tornozelo) e força de membros inferiores.
Os benefícios do treinamento de propriocepção são imensos e fáceis de notar desde que a prática dos exercícios seja constante. As vantagens para o corpo são: melhora da parte óssea, reduzindo o risco de osteoporose; recondicionamento postural, diminuindo as chances de quedas e lesões; aumento da flexibilidade e força que propicia a independência e melhora dos movimentos.
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Treino de Equilíbrio ➡️ Apoio Unipodal com estabilização através da barra, associado ao fortalecimento de quadril e exercício funcional de sentar e levantar. Movimento de flexão e extensão do quadril. ➡️ Importante: Um maior risco de quedas em idosos está associado com a incapacidade de ficar pelo menos 5s na  posição de apoio unipodal. Atividade essencial para subir uma calçada, passar por cima do box do chuveiro e entrar para o banho, ou até mesmo evitar tropeços em tapetes. 
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Um fator de dificuldade da marcha é a mudança constante do centro de massa, que nunca fica mantido na base de suporte. Outro fator é que 2/3 da massa corporal estão localizados no segmento superior do corpo, necessitando de um maior gasto energético para manter o equilíbrio é um aumento da base de apoio para melhor deslocamento.

No idoso, ocorre um declínio da força muscular, do número de motoneurônios e da capacidade aeróbica. Em superfícies estáveis, jovens saudáveis mantêm a velocidade da marcha, idosos diminuem a velocidade e o comprimento do passo. Ou seja, aquele passo lento e curto.

As modificações da marcha do idoso são um processo fisiológico e não patológico.

No idoso, a flexão plantar e dorsiflexão diminuem na fase de apoio (diminui a ADM); o joelho aumenta a extensão na fase de apoio médio, diminui a flexão na fase de balanço (fraqueza no quadríceps). Os idosos realizam uma maior flexão de quadril no contato inicial devido à necessidade de manter um comprimento mais favorável dos extensores de quadril para que consigam atingir sua demanda, sem interferência da diminuição da força muscular decorrente do envelhecimento. A força dos flexores plantares nos idosos é menor, causando um impulso mais lento.

Por esse motivo, idosos passam a maior parte do ciclo da marcha na fase de apoio.

Obs.: Comprimento da passada: distância entre o calcanhar de um pé até o seguinte contato do mesmo pé.
Comprimento do passo: de um pé a outro. Idosos possuem menor.
Cadência: número de passos num período de tempo. Idosos possuem maior cadência (para aumentar a velocidade).
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Dicas 3iD para Treino de Marcha:
Andar sobre uma linha imaginária, para reduzir a base;
Caminhar de lado ou de costas, para aumentar destreza;
Ultrapassar obstáculos, para aumentar altura do passo e aumento da fase de balanço;
Andar pisando em marcadores no chão, para aumentar a largura do passo.
Andar com exercícios associados, mudança de velocidade, de direção, movimentando a cabeça, enfim, usem a criatividade!
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Feira da longevidade acontedendo no Brasilia Shopping! Venham gente! Palestra da 3 id fisioterapia as 13:00 hs! 👵🏽👴🏽💪🏽👏🏽#fisioterapianaterceiraidade 
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#prevençaodequedas
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Só quem é fisioterapeuta entende o que é um toque em 03 dimensões... Toque de ciência e diagnóstico, toque de reabilitação, e toque de emoção. Mas a fisioterapia vai além do toque. A fisioterapia inspira cuidados, carinho, amor, responsabilidade e compromisso com o bem estar do próximo. Atua como fisioterapeuta os que aceitam com paciência e respeito o ato de ouvir, e entende que o simples fato de dar atenção já é uma ação de auxilio extremamente importante. Sabe ser empático, reconhecendo a fragilidade, dor ou desconforto, põe-se no lugar do outro, e busca entender o sofrimento, dando-lhe apoio, alívio, motivação e, principalmente, conhecimento para o cuidado terapêutico e reabilitação. Mil razões pra ser Fisioterapeuta. Amor ao próximo é a primeira delas.
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A Orientação Gerontológica é um serviço que visa a avaliação multidimensional do idoso, ou seja, uma avaliação de vários aspectos, como qualidade de vida, capacidade funcional,  ambiente, fragilidade, entre outros. Com isso, conseguimos ter um panorama geral das demandas e planejar ações para auxiliar idoso nas atividades de vida diária, dentro e fora de casa, ou a família na organização do cuidado.
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DÚVIDA DO DIA!!! Você sabe quais são os 05 "A"s do Alzheimer? ❓❔❓❔❓ 🤔 🤔 🤔 ❔❓❔❓❔ A Doença de Alzheimer não é só perda de memória! Ela tem outras características importantes para a conclusão do diagnóstico. 
Durante a fisioterapia, para o profissional conseguir o resultado que almeja com o paciente, ele deve saber qual o comando dar e como dar! Isso é essencial para o atendimento desses pacientes!! 👴🏼💪🏻 👵🏼 ✅ Anomia: é a incapacidade de lembrar nomes. "Qual mesmo o nome disso?"
✅ Agnosia: incapacidade de reconhecer objetos. "O que é isso?"
✅ Afasia: incapacidade de se expressar. "Eu não consigo dizer o que eu quero."
✅ Apraxia: incapacidade de usar movimentos que conduzem a um objetivo. Ou uso indevido de objetos devido incapacidade de identifica-los. "Por que essa caneta não funciona?" O paciente estaria usando uma colher para tentar escrever, por exemplo.
✅ Amnésia: agora sim a perda de memória! "Quem sou?" ou "Onde estou?". #3idtirandoaduvida #3idexplica #3idfisioterapia #bemestar #idosos #fisioterapianaterceiraidade #gerontologia
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Ta chegando!!! 💪🏽👏🏽
Vamos falar sobre quedas, prevenção, fisioterapia e muita qualidade de vida??? 👵🏽👴🏽
Nessa sexta-feira as 13 hs no Brasília shopping uma palestra beeeem interessante sobre tudo isso! Vem conhecer a gente!
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Dor é uma queixa comum na terceira idade. Com o passar dos anos, a memória começa a falhar, a mão treme, o corpo muda, a força diminui, os ossos se tornam mais frágeis e as articulações não têm mais a mesma flexibilidade de antes.

Essas alterações vão abrindo a brecha para o surgimento da dor persistente, um problema que, apesar de frequente, muitas vezes não recebe o tratamento adequado. Isso ocorre devido à falsa ideia de que a dor é inerente ao envelhecimento. Entretanto, o fato de o passar dos anos favorecer o surgimento das dores não significa que elas não possam (e devam) ser tratadas.
#gerontologia #3idfisioterapia #idosoativo #fisioterapianaterceiraidade
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#fisioterapianaterceiraidade #gerontologia #idosoativo #3idfisioterapia #suaidadenãotelimita
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"Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor!" _____________________________________________ Fim de tarde lembra o que?? Happy Hour da 3iD! Com uma palinha da nossa querida fisioterapeuta @maga_fraga 🎶 #vempra3id
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Bom dia!!
Vocês sabem quais são os benefícios do Pilates na Terceira Idade?
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